terça-feira, 22 de abril de 2014

IV WSAC!


O sentimento dessa foto é difícil de ser explicado.

Tive o imenso prazer de ser convocada para a Seleção Brasileira de Cricket, no Women's South American Championship, que aconteceu nos dias 17-20 de abril em Lima, no Peru. O Cricket é um esporte pouco divulgado no Brasil, mas está crescendo com projetos em Poços e futuros projetos "in the making" em Brasília! Há equipes masculinas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, e homens e mulheres em Brasília e Poços. Com pouco dinheiro e muita vontade, o Cricket vem crescendo...


A primeira convocação para esse campeonato saiu em dezembro, e desde então estávamos treinando firme para representar a nação - a equipe foi composta de 11 meninas de Brasília e 3 meninas de Poços, sendo que a tradição em Brasília é mais longa e as meninas são, na maioria, mais maduras nesse tipo de competição. De Poços, além de mim, tivemos duas meninas de 14 e 15 anos - um grande orgulho para um projeto que ainda está engatinhando e crescendo na cidade.


Confesso que estava nervosa - primeira viagem num esporte coletivo a nível internacional, onde não conhecia nossas adversárias e nunca havia viajado com as meninas da minha equipe. Podia levar certa experiência conquistada com o Golfe, como a concentração, garra, foco... Mas sabia que ainda estava crua. Os resultados foram tão bons que será uma viagem pra levar na memória e contar para os netos.


Jogamos muito: na raça, no amor à camisa e com muita emoção! O Cricket é conhecido por ser um esporte jogado de "calças brancas", ou seja, de cavalheiros, onde as leis invisíveis imperam e são respeitadas! Nós as respeitamos, muito, mas jogamos sem a quietude gringa e o silêncio gentlemen - competimos com música, emoção à flor da pele, e distinta alegria que contagiou os umpires, torcida e levou sorrisos em todo o pitch! Explicamos várias vezes: o Brasil é feliz e o Brasileiro não desiste - então a música e a garra andaram de mãos dadas na nossa seleção!


No fim, numa final disputadíssima entre os rivais Brasil e Argentina, chegamos muito perto da vitória e apenas 4 pontos e uma penalidade nos separaram da taça. Mas o jogo foi de uma vida tão intensa, de sorrisos e lágrimas tão reais que voltei ao Brasil maravilhada.

Em um momento em que o esporte é sugado por emoções negativas, o Cricket se posicionou ao lado do meu tão amado Golfe e renovou minhas energias! Acredito que ambos me ensinam todos os dias e trazem coisas que não conseguiria numa vida sem esportes: a amizade, a garra, a luta pela vitoria, a honestidade e o respeito pelo outro são vividos a cada instante - e isso é respeitável.

Todo mundo deveria competir um esporte e sentir tal emoção, pelo menos uma vez na vida!

O sentimento daquela foto é somente um: ORGULHO DE SER SELEÇÃO BRASILEIRA!
Obrigada meninas, pela experiência incrível.


(Na foto, da esquerda para direita, em pé: Harry, Duda, Silvia, Dela, Denise, Dani, Anthony. Agachados: Elisa, Joana, Kika, Roberta, Nany, Renata e Gabi. Capacete representando Kathy e Lúcia que estavam no hospital, após uma lesão na final!)