segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A tristeza da falta de respeito

Eu tenho realmente uma paixão enorme por esportes. Sou capaz de ficar 6h durante 4 dias seguidos na frente da TV assistindo um campeonato de golfe, depois de já ter jogado 36 buracos no fim de semana e falar de swings, greens, putters, roupas e temperamento de cada jogador! E ainda assistir tênis no intervalo e falar do vôlei feminino e planejar o treino de cricket de segunda a quarta (sim, essa é a descrição do meu último fim de semana)! 
E apesar de amar a grande maioria dos esportes, escolhi praticar golfe e cricket. E acho que o que me atrai tanto em ambos é o fato de serem esportes de extrema concentração, controle, o "mindset" correto - esporte de "gentlemen", onde o adversário joga bem e você deseja um sincero 'Boa Bola' e admira o bom jogo. Mesmo que não seja seu!

Mas na mesma proporção que eu amo meus esportes, eu fico extremamente contrariada com a falta de respeito em campo de jogadores veteranos - tanto com o esporte, quanto com o clube, companheiros de jogo, funcionários, caddies... e esse domingo foi um dia triste para mim em campo.

Chegamos em 5 jogadores para um jogo às 8 horas. Sorteamos os grupos e sai em um grupo de 2 pessoas e 3 outros amigos no grupo atrás. Apesar do meu jogo não estar bom, o dia estava lindo. Que combinação de golfe + sol + amigos dá errado!?

Mas ao sair para o buraco 10, vimos que tínhamos um grupo de 5 jogadores na nossa frente. E isso é algo que me tira do sério: CINCO JOGADORES! Nós estávamos em 5 pessoas há menos de 2 horas atrás no tee de saída e nos dividimos - porque senhores bem sucedidos e de boa família pensam que quebrar as regras da etiqueta do golfe é NORMAL? Porque eles pensam que podem ser maiores e melhores que as regras de um dos esportes mais "gentlemen" existentes no nosso país? E ainda por cima de forma consciente! 

Após o incidente ontem, eu não fiquei irada como costumo ficar, o que senti foi uma profunda tristeza! Tristeza de saber que a falta de respeito ainda impera entre alguns, em um lugar onde o princípio é a honestidade e cavalheirismo. 
Somos um clube pequeno e de bastante tradição, então não temos ainda um Starter, ou seja, cada um é responsável pelo seu tee time e o bom senso deve imperar. Além de atrapalhar o fluxo do campo, segurar os grupos, esses casos conseguem retirar o mindset daqueles que administram e trabalham para fazer um clube melhor. Demonstram extrema falta de respeito e nada justifica essa atitude, nem o uso de um cart, nem a aposta entre os cinco jogadores, nem o fator "andamos rapidinho-então-não-tem-problema"! 

Graças à Deus e à boa educação, exemplos como esse acontecem com menos frequencia hoje no esporte e trabalhamos sempre para mostrar que o esporte é MELHOR quando as pessoas são MELHORES. E creio fielmente que o melhor a fazer é sempre ser o exemplo para aquilo que você deseja encontrar no campo. Eu ainda tenho muito a aprimorar, mas acordo todos os dias pensando que preciso ser uma pessoa melhor para mim, meu redor e meu esporte. 

E você - faz sua parte? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário