Processo de recuperação! Estamos chegando ao final... e rápido. E com muita paciência!
Mês de Dezembro não foi fácil - realizei a PCI, que é uma inspeção de corpo inteiro para identificar quaisquer resíduos de células de tireoide pelo corpo. Quinze dias antes do exame temos que tirar o iodo da nossa dieta alimentar para poder ter todo o material radioativo absorvido e ter um exame mais eficaz! Pensei: fácil - controle alimentar é comigo mesmo! E realmente foi tranquilo... Me alimentei com muitas frutas, muita pipoca, gelatina, leite em pó e retirei qualquer produto integral, queijo, chocolate, ovos, soja, ou sal! Industrializados então, NEM PENSAR! Apesar de tudo, consegui passar pela dieta, com poucos momentos de fraqueza corporal e ainda sem me sentir muito afetada pela falta de hormônios. Estava relativamente bem e forte. Mais ainda estava sem esportes e NADA de golfe...
Com o passar da PCI, comecei a me alimentar de forma mais normal e tentei voltar às atividades físicas. Fiz algumas aulas aeróbicas, comecei as caminhadas recentemente (em passos lentos mas aumentando o tempo de exercício) e estou no meu terceiro dia de práticas de swing no driving range. Até aí, parece tudo muito bem. Não?!
Não!
Desde da última vez que estive no endócrino, meu hipotireoidismo piorou muito. Não tenho forças ou energia para trabalho, concentração é mínima, inchei muito. Meu sistema digestivo parece não funcionar, há dores para mastigar, tenho dificuldade para digitar um longo e-mail e esqueço de TUDO que tenho que fazer mas não escrevo - até tenho falado devagar! Para quem mandava mensagens enquanto falava ao telefone e levava os cachorros para passear antes de sair para uma rodada de 18 buracos de golfe às 7.30 da manhã, isso exige MUITA paciência! Para levantar antes das 10 da manhã nessa ultima semana, tenho que praticamente ser obrigada a fazer algo - há dias que não levanto (como ontem...).
Então me sinto em um HA - Hipotireoidicos Anônimos: um dia de cada vez! Faço algumas metas diárias e tento seguir, como: focar nas atividades profissionais, manter a empresa funcionando, fazer algum tipo de atividade física e sempre manter o humor! Se eu conseguir fazer isso todos os dias, essa passagem será fácil... Hoje, realisticamente, faço 50% disso. Minha iodoterapia está marcada para o dia 19/01 e devo começar a tomar hormônios no dia 21/01 - e aguardo ansiosamente essa data!!!! :)
Ainda analiso todo o momento como positivo, porque nessa passagem sem hormônios, há dois tipos de temperamentos mais prováveis: o calmo/bem humorado e o depressivo/ansioso. Me mantive durante 98% do tempo no calmo/bem humorado, então tem sido okay, apesar de todo desânimo, todos os reflexos diminuídos, todos os quilos engordados e a falta de sociabilidade - mantendo a mente no lugar certo! Um dia de cada vez... Para quem achava que isso de hipotireoidismo era um pouco de manha - talvez um pouco exagerado por aqueles que sofriam de tal - estou pagando minha língua! Hoje tenho certeza que é sério - e para todos aqueles que retiraram a tireoide ou tem a hipo DEVEM SIM manter o uso dos hormônios sintéticos e ter um controle forte dos exames para assegurar dosagem correta. Isso é qualidade de vida!
Amanhã é domingo - começo novamente da dieta sem iodo por mais 15 dias e vamos tentar bater mais 50 bolinhas no driving range! H.A. na atividade e mais um passinho para o final do tratamento....
Vamos que vamos! 2015 vai ser melhor....
Nenhum comentário:
Postar um comentário